Search for:

00:00 Alerta!
Se você gosta de vinho argentino famoso e está acostumado a pagar barato ao comprar pelo whatsApp, cuidado! Você pode estar caindo em uma destas três armadilhas

00:26 Falsificação – carga roubada
1ª Você pode estar comprando vinho falsificado e colocando em risco a sua saúde e da sua família;
2ª Você pode estar comprando vinho de carga roubada e colaborando com o crime organizado e

00:43 Contrabando (descaminho).
3ª. você pode estar comprando vinho contrabandeado (descaminho), e correndo o risco de estar adquirindo vinho em péssimas condições e colaborando com a corrupção e desemprego no país.

01:12 Complexo de vira-lata.
Tudo isto ocorre em razão do inegável alto preço do vinho no Brasil, tanto do vinho importado como do brasileiro.
Observo que o vinho nacional tem dois grandes inimigos:
O primeiro inimigo é preconceito dos próprios brasileiros em pensar que não temos vinho bom.

02:10 Impostos.
O segundo inimigo é a altíssima carga tributária. E aqui fica o meu reconhecimento de que os impostos sobre vinhos no Brasil são elevadíssimos.

02:59 Aumento de apreensões.
Mas, enquanto a redução de preço não acontece, reina a Lei de Gerson, onde o consumidor quer levar vantagem em tudo, sem se preocupar com as consequências e, com isso, está aumentando o número de apreensão de garrafas ilegais no país.
Vamos aos fatos. O Estadão publicou em seu site em 16 de outubro último que, apesar da redução durante o período de pandemia, os casos de falsificação de bebidas alcoólicas aumentaram em 138% de 2018 para 2022,
Os casos de contrabando (descaminho) aumentaram em 436% desde 2019.
Em 2022, quase 330 mil garrafas de bebidas alcoólicas foram apreendidas, sendo 44% delas casos de falsificação, ou seja, 145 mil garrafas falsificadas.
Considerando os dados da Receita Federal apenas sobre a apreensão de vinhos desde 2018, o ano de 2023 está caminhando para se tornar um recorde.

04:24 D. V. Catena.
O maior número de vinhos contrabandeados e falsificados são os argentinos e dentre eles os vinhos da Catena Zapata ganham disparado. E dentre os seus vinhos o que mais é apreendido é o D. V. Catena Malbec Malbec. Ouvi diversos comentários, de quem conhece o assunto, que está circulando no Brasil mais garrafas de DV Catena do que são produzidas na Argentina. No Brasil e Catena é importada, com exclusividade, pela Mistral…

05:24 Como identificar?
Desconfie de vinhos com preço muito baixo. A Lei brasileira exige que contrarrótulo seja em português e conste o nome do importador, bem como o número do Registro no MAPA, isto é, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

07:02 Selo de segurança.
Se não tem estes dados, seu vinho é fruto de contrabando, carga roubada e até pode ser falso. Na falsificação geralmente o papel e a impressão do rótulo são de qualidade inferior.
Mas há falsificações bem feitas, onde falsificam até o contrarrótulo, com o nome da importadora, conforme apreensões que já aconteceram no Paraná. Neste caso o preço baixo é o grande identificador desta fraude.
Como já disse, no Brasil a Mistral é a importadora exclusiva da Catena Zapata e para evitar fraudes e Mistral e a Catena desenvolveram um selo de difícil falsificação que já está sendo colocado nas garrafas.

08:53 Qual o problema?
Mas qual o problema em pagar mais barato e fugir do pagamento de impostos abusivos?
-O Vinho falsificando não tem o registro MAPA, significa que não passou por análise laboratorial antes de ser autorizada a comercialização no território nacional e você pode esta estar comprando um produto nocivo à sua saúde e a de sua família.
-Há quadrilhas que atuam na Argentina e Brasil especialistas no roubo de carga de vinhos e você, comprando um vinho deste está, com certeza, alimentando o crime organizado.

09:54 Indignação.
-Se você fica indignado com a corrupção dos políticos, também deveria ficar indignado com o contrabando, na verdade chama-se descaminho, pois geralmente os grandes carregamentos praticam e muito a corrupção. Sem contar a concorrência desleal com o comerciante que vendem vinho legalmente e pagam todos os impostos, desde os grandes até pequenos.
Por fim, todas estas garrafas ilegais são transportadas clandestinamente e armazenadas muitas vezes no sol e no calor, o que acelera o processo de degradação do vinho. Isto é, ele estraga mais rápido.

11:24 A escolha é sua.
A escolha é sua. Este é um tema delicado e minha intenção não é ser moralista.

12:05 Valeu.

——————-
Sou Mauricio Ferreira, um Apaixonado por Vinhos, e minha missão é levar o conhecimento sobre o mundo do vinho de forma simples e descomplicada, de maneira que todos entendam.
Creio que, no mundo do vinho, “quanto mais você conhece, melhor você escolhe e mais você aprecia”.
Sou Certificado pela Wine & Spirit Education Trust – WSET, Nível 3 e pela
Wine Scholar Guild, no French Wine Scholar – FWS, um curso aprofundado sobre vinhos da França.

Write A Comment