Search for:

Existem regras no mundo do vinho? Quem as criou? Elas são obrigatórias? E se descumpridas?

00:00 Bem-vindo!
Compartilho com você uma pergunta que recebi em razão de um vídeo do canal, onde foi questionado se existem regras obrigatórias no mundo do vinho.

01:00 Quem decidiu?
Semanas atrás recebi o seguinte comentário sobre um vídeo: “Quem decidiu que o vinho de ‘verdade’ tem que ser vinho seco? Faço parte de um grupo de vinho e sempre vejo eles criticando os que gostam de vinho suave, zombando mesmo, e pior, até zombam dos que só bebem vinhos baratos, dando a entender que só é vinho se for seco e caro. Por isto pergunto, quem decidiu isto? Qual convenção decidiu isto?”

02:02 A maioria.
Sem dúvida, o ponto da reclamação divide-se em dois: vinho suave de mesa e a intolerância e, até mesmo, agressividade, daqueles que acham “especialistas” de plantão em relação aqueles ao que consideram não iniciados, não entendidos na arte da degustação de vinho.

02:53 Eu não critico.
Mas, é necessário ter sempre em mente que o paladar é algo subjetivo e ninguém pode impor a sua preferência. Mas, infelizmente, há muitos que não respeitam o paladar e muito menos a capacidade econômica alheios quando se trata de vinho.

04:20 Regras existem.
Mas, existem sim regras ou convenções no mundo do vinho, que foram desenvolvidas no decorrer dos séculos, pois não se pode esquecer que o vinho é milenar e está ligado ao desenvolvimento da civilização. As tais regras surgiram da experiência que foi recolhida em todo o mundo e, principalmente no século XX, deu-se um grande avanço em razão do desenvolvimento da ciência. As pesquisas científicas sobre a vinicultura, vinificação e degustação confirmaram várias destas regras e também estabeleceram outras.

05:14 Vinho Seco.
Quanto à questão levantada sobre vinho seco, basta dizer que no mundo ele é, disparado, o mais consumido. Mas, a questão nem é tanto o vinho seco e o que vou afirmar agora não é uma convenção, mas uma constatação: Existe uma distância abissal, monstruosa, entre vinho de mesa e o vinho fino. O vinho fino, sob o ponto de vista técnico, enológico e de degustação é muito superior ao vinho de mesa. Por outro lado, não se pode esquecer que há fantásticos vinho finos doces, os quais são muito melhores que os vinho suave de mesa.

06:30 Regras de harmonização.
Sim, regras existem no mundo do vinho, mas não podem ser consideradas absolutas. Aquele que não as segue não deve e não pode ser menosprezado e muito menos ofendido por quem se acha “especialista”. O correto é a orientação, sem ofensas.
Quem descumpre a lei, pode ir preso e quem descumpre as regaras do mundo do vinho pode receber uma sanção, isto é, uma pequena pena.
Queijo muçarela combina com vinho branco. Aí vem a pergunta: Posso acompanhar muçarela com um Cabernet Sauvigon barricado, potente. Poder, até pode, mas provavelmente você sentira um sabor palito de fósforo apagado.
Camarão deve ser acompanhado com vinho branco. Se for tinto, como um Tannat, os abundantes taninos em contato com o iodo do camarão vão produzir um sabor metálico desagradável.

09:35 Regras de serviço.
Vinho tinto deve ser consumido entre 15 a 18 °C. Pode ser bebido na temperatura ambiente, 25 ºC ou a geladinho, a 10°C? Poder, até pode. Em 25ºC você sentirá mais forte e desagradável o aroma e sabor do álcool. Se beber muito gelado, os taninos se mostrarão mais agressivos e o vinho ficará áspero.
Ao servir o vinho, a taça deve ser enchida até 1/3, aproximadamente. Se encher em demasia, você levará mais tempo para bebê-lo o que provocará o seu aquecimento e o consumo em temperatura não adequada. Além do que, com a taça cheia, não será possível girá-la para a oxigenação e liberação dos aromas do vinho, comprometendo a qualidade da degustação.

11:40 Sem críticas.
No mundo do vinho o importante é ser feliz. Na verdade, para beber vinho não é necessário entender, basta querer. Mas, quem conhece, escolhe melhor o seu vinho e encontra maior prazer na degustação. Nada de criticar quem está iniciando, antes devemos ajuda-lo, explicando, mas com muita educação, até na medida em que pessoa queira ouvir, se ela não quiser ouvir, nada imposições.

12:21 Valeu Demais.
E você, já descumpriu alguma regra do mundo do vinho? Tem alguma que você não entende o porquê? Diga nos comentários.

Música: Suspense Action de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons.
Artista:
——————–
Sou Mauricio Ferreira, um Apaixonado por Vinhos, e minha missão é levar o conhecimento sobre o mundo do vinho de forma simples e descomplicada, de maneira que todos entendam.
Sou Certificado pela Wine & Spirit Education Trust – WSET, Nível 3 e pela
Wine Scholar Guild, no French Wine Scholar – FWS, um curso aprofundado sobre vinhos da França.

Write A Comment